Os Efeitos das Alterações Climáticas na Sua Saúde
As alterações climáticas não são uma miragem distante. São um problema real e que já está a afetar a nossa saúde e a causar mortes prematuras. Saiba como proteger-se.
O impacto das alterações climáticas na saúde não é uma miragem distante. É um problema real, que já nos afeta a todos e causa muitas mortes prematuras, sobretudo entre os mais vulneráveis, como os idosos. O aumento dos problemas respiratórios, cardiovasculares e de pele, bem como de algumas doenças oculares e infecciosas, está diretamente ligado a fenómenos decorrentes da crise climática. Nem a nossa saúde mental escapa a este impacto. Como nos podemos proteger?
O impacto das alterações climáticas no sistema respiratório
As doenças respiratórias matam 40 pessoas por dia em Portugal e, pese embora o consumo de tabaco continue a ser um dos maiores culpados, a poluição, sobretudo nas cidades, é um fator de risco cada vez mais importante. Um estudo recente publicado no European Heart Journal, e desenvolvida pelo Instituto Max Plank de Química e a Universidade Médica de Mainz, ambos na Alemanha, estima que, em 2015, tenham ocorrido no nosso País cerca de 15 mil mortes provocadas pela poluição atmosférica, grande parte delas associada a problemas respiratórios.
conhecer mais: prevenir.pt